Plano de Contas: mudanças entre as edições

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Portanto, o Plano de Contas tem como objetivo principal atender, de maneira uniforme e sistematizada, ao registro dos atos e fatos relacionados com os recursos colocados á disposição dos órgãos da Administração Direta e Indireta, de forma a dar maior flexibilidade no gerenciamento e consolidação dos dados e ainda atender às necessidades de informações em todos os níveis da organização.
Portanto, o Plano de Contas tem como objetivo principal atender, de maneira uniforme e sistematizada, ao registro dos atos e fatos relacionados com os recursos colocados á disposição dos órgãos da Administração Direta e Indireta, de forma a dar maior flexibilidade no gerenciamento e consolidação dos dados e ainda atender às necessidades de informações em todos os níveis da organização.


[[imagem: plano de contas.png]]
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==Passo a passo==
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|align="center"| Operações e Evento por Conta
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|align="center"| Conta Contábil
|align="center"| Novo
|align="left"| Informe a conta contábil ou selecione-a clicando no ícone lupa.<br/>
|align="left"| Selecione o ícone novo para inclusão dos dados do plano de contas.<br/>  
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|align="center"| Eventos
|align="left"| Informe o evento.<br/>
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|align="center"| Operações Tipo Patrimonial
|align="left"| Informe a operação do tipo patrimonial.<br/>
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|align="center"| Operações Item Patrimonial
|align="left"| Informe a operação do item patrimonial.<br/>
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|align="center"| Tipos de Retenção
|align="left"| Informe os tipos de retenção.<br/>  
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* '''''[[Execução]]'''''
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** '''''[[Contabilidade]]'''''
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*** '''''[[Operações e Evento por Conta]]'''''
*** '''''[[Plano de Contas]]'''''
**** '''''[[Inserir Conta Contábil]]'''''
**** '''''[[Guia Dados Gerais-PC]]'''''

Edição das 14h48min de 26 de novembro de 2013

O SIGEFES registra os lançamentos contábeis correspondentes aos atos e fatos praticados pelos gestores públicos quando do exercício de suas atividades. Assim, é possível utilizar a contabilidade como fonte de informações confiáveis e instantâneas, pois os registros são lançados no mesmo momento em que os fatos ocorrem.

A execução contábil relativa aos atos e fatos de gestão financeira, orçamentária e patrimonial do Estado utiliza ao Plano de Contas elaborado e mantido de acordo com os padrões estabelecidos, tendo como partes integrantes a relação das contas agrupadas segundo suas funções, a tabela de eventos (conjunto de todos os eventos existentes) e a indicação do mecanismo de débito e crédito de cada conta.

Trata-se, portanto, de um conjunto de contas utilizáveis em toda a Administração Pública Estadual, organizadas e codificadas com o propósito de sistematizar e uniformizar o registro contábil dos atos e fatos de gestão, e permitir a qualquer momento, com precisão e clareza, a obtenção dos dados relativos ao patrimônio do Estado.

Portanto, o Plano de Contas tem como objetivo principal atender, de maneira uniforme e sistematizada, ao registro dos atos e fatos relacionados com os recursos colocados á disposição dos órgãos da Administração Direta e Indireta, de forma a dar maior flexibilidade no gerenciamento e consolidação dos dados e ainda atender às necessidades de informações em todos os níveis da organização.

Pc.png

Passo a passo

Sequência Campo Descrição
1 Plano de Contas Selecione a transação.
2 Novo Selecione o ícone novo para inclusão dos dados do plano de contas.

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