Documentos Contábeis.
Ir para navegação
Ir para pesquisar
Pode-se conceituar o documento contábil eletrônico como o documento que tem como suporte material o meio eletrônico.
Esta alteração do suporte material do papel para o meio eletrônico oferece rapidez e agilidade no trânsito de informações,
pois as informações em forma de bits poderão trafegar em alta velocidade, reduzindo os espaços e os custos na sua conservação.
Com a finalidade de identificar com mais clareza os documentos contábeis, é importante destacar as definições das Normas Brasileiras de Contabilidade:
“NBC T 2.2 - Da Documentação Contábil
2.2.1 - A Documentação Contábil compreende todos os documentos, livros, papéis, registros e outras peças, que apoiam a escrituração contábil.
2.2.1.1 - O Documento contábil, estrito-senso, é aquele que comprova os atos e fatos que originam lançamento(s) na escrituração contábil da Entidade.
2.2.2 - A Documentação Contábil é hábil, quando revestida das características intrínsecas ou extrínsecas essenciais, definidas na legislação, na técnica contábil ou aceitas pelos “usos e costumes”.
2.2.3 - A Documentação Contábil pode ter origem interna quando gerada na própria Entidade, ou externa quando proveniente de terceiros.
2.2.4 - A Entidade é obrigada a manter em boa ordem a documentação contábil.”.